Uma das novidades mais esperadas do FAM 2008 é a Mostra de Filmes Finlandeses, que reunirá 10 obras representativas da recente produção cinematográfica daquele país e seus respectivos realizadores. O objetivo dessa mostra é ampliar ainda mais as fronteiras do Florianópolis Audiovisual Mercosul, estabelecendo comunicação efetiva com outras cinematografias não latinas, mas que também se desenvolvem fora do eixo hegemônico da produção cinematográfica mundial. É o FAM aproximando através do cinema povos e culturas aparentemente distantes.
Sabendo que em tempos de internet as distâncias são ilusórias, o blog do FAM apresenta, antes de falar dos filmes, algumas informações básicas sobre a Finlândia, para que possamos receber os nossos colegas nórdicos e suas obras com aquele jeitão amigável e caloroso, tipicamente brasileiro.
Por exemplo, é interessante saber que:
- A Finlândia é um país europeu escandinavo. Limita-se ao norte com a Noruega, ao leste com a Rússia, ao sul com o Golfo da Finlândia. Do outro lado se encontra a Estônia e o Mar Báltico, e a oeste o Golfo de Bótnia e a Suécia. Sua capital é Helsinque, com 559 000 habitantes.
A Finlândia: no mapa do cinema mundial.
- A Finlândia tem uma população de mais de cinco milhões de habitantes espalhados por mais de 337 000 km2. O país foi classificado como 13º melhor país no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU.
- A Finlândia é um país com milhares de lagos e ilhas. Um destes lagos, o Saimaa, é o 5º maior lago da Europa. As florestas boreais finlandesas são célebres pela beleza.
Paisagens cinematográficas
- A Finlândia é um dos poucos países do mundo que ainda crescem em área: devido ao levantamento isostático da Escandinávia, que ocorre desde a última glaciação, a superfície do país cresce cerca de 7 km² por ano.
- O clima da Finlândia meridional é temperado. Na Finlândia do Norte, e em especial na província da Lapônia, domina um clima sub-ártico, caracterizado por invernos frios e ocasionalmente severos e verões relativamente amenos.
- Por falar em Lapônia, é nessa região da Finlândia que vive o Papai Noel.
Papai Noel despacha em seu escritório na Lapônia.
- Na Finlândia ocorre o fenômeno conhecido como O Sol da Meia-Noite. Em algumas regiões o Sol não se põe durante 73 dias no verão e não nasce durante 51 dias no inverno. A Aurora Boreal é outro belíssimo fenômeno natural que pode ocorrer na Finlândia.
Efeitos especiais sob o céu finlandês.
- Há duas línguas oficiais na Finlândia: Finlandês, falado por 92% da população como língua materna e Sueco, falado por 5,5% dos habitantes.
- A Finlândia possui uma economia de mercado altamente industrializada, com produção per capita maior que a do Reino Unido, França, Alemanha e Itália. O padrão de vida finlandês é elevado. O setor de telecomunicações é avançado com destaque para a Nokia.
Helsinque: história e modernidade.
- A TV na Finlândia é 100% digital, a transmissão analógica já foi extinta.
- O piloto de F1 Mika Häkkinen é finlandês.
Häkkinen: o Senna deles.
- Finlandeses adoram sauna. É uma tradição antiga e espécie de mania nacional.
- A música da Finlândia tem influências nitidamente escandinavas e o compositor erudito finlandês mais conhecido mundialmente é Jean Sibelius. Mas a juventude curte mesmo é Metal. O symphonic metal (um estilo que mistura heavy metal com orquestra sinfônica) é muito popular, assim como estilos eletrônicos com o Techno e o Trance. No player do blog você pode escutar uma seleção de bandas famosas na Finlândia. Ah! E para evitar gafes: a pop star Björk não é finlandesa, é islandesa.
Veja mais em:
Visite a Finlândia: site sobre turismo na Finlândia com versão em Português.
Um vídeo no youtube com fotografias da bela Finlândia e trilha de Sibelius.