sábado, 31 de maio de 2008

Os Robertos

Outro homenageado dessa edição do FAM, o cineasta Roberto Farias dirigiu dramas como Pra Frente Brasil e Assalto Ao Trem Pagador e obras divertidas e populares como a trilogia com Roberto Carlos.

No final dos anos 60 os Beatles já haviam alcançado um estrondoso sucesso com seus filmes para cinema. Nada mais natural que o ídolo da juventude brasileira da época Roberto Carlos também fizesse o seu filme.

Roberto Farias, que demonstrara domínio sofisticado da linguagem cinematográfica em Assalto Ao Trem Pagador e mantinha uma estreita ligação com o cinema popular devido a sua origem na chanchada, era o artista ideal para o projeto do outro Roberto.



Aventura, belas garotas, muita música, o carisma do "rei" e a direção segura de Farias foram a fórmula do sucesso de Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura, que em 1968 vendeu mais entradas do que o James Bond, maior sucesso americano do ano.

Em 69 veio a continuação: Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa (1969).


Em 1971, cineasta e cantor ainda realizaram juntos Roberto Carlos a 300 km por Hora, tido por muitos como o melhor filme da parceria.


Em Ritmo de Aventura prenunciou a linguagem do videoclipe no Brasil. E a revista francesa "Cahier du Cinemá" apontou a Trilogia Roberto Carlos como uma das mais importantes séries cinematográficas do cinema latino-americano

Os três filmes foram apenas alguns do inúmeros projetos vitoriosos escritos e dirigidos por Roberto Farias, cineasta brasileiro que entende seu público. E que o público sempre adorou.




A íncrível sequência do helicóptero de Em Ritmo de Aventura: primorosa junção entre imagem, montagem e música de fazer inveja nos videoclipes que vieram depois.


Leia aqui a matéria de José Geral do Couto na Folha sobre a Trilogia Roberto Carlos.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

A Mãe de Júlia

A atriz Júlia Lemmertz será uma das homenageadas do FAM 2008. Ainda vamos falar muito dela. Mas talvez os mais jovens não se recordem da mãe de Júlia, a sublime Lilian Lemmertz.


É nítido que Júlia herdou da mãe a beleza singular e o porte de rainha. E podemos imaginar o quanto ter visto a mãe nos sets e coxias, exercendo o ofício de atriz, ensinou Júlia a ser a profissional admirável de hoje. Lilian partiu cedo, em 1986, aos 48 anos, mas o olhar magnético da musa de Walter Hugo Khouri está imortalizado em 23 longas brasileiros.


DUAS OU TRES PALAVRAS SOBRE LILIAN
por Carlos Reichenbach

Intensa e perficiente.
Estes talvez sejam os adjetivos mais precisos que definem a presença de Lilian Lemmertz nos filmes brasileiros.

Se filmes como "As Deusas" e "O Desejo", de Walter Hugo Khouri, "Lição de Amor", de Eduardo Escorel e "Cordélia, Cordélia", de Rodolfo Nanni nos impregnaram a memória para o resto da vida, isso muito se deve à ânima emprestada por esta atriz e persona ímpar.
Poucas foram as atrizes do mundo (e da história) que souberam i
nterpretar essencialmente com os olhos. Qualquer close de Lilian Lemmetz em "As Deusas" diz mais que mil páginas de diálogos.
De Walter Hugo Khouri ela foi mais que atriz-personagem; foi a cúmplice perfeita, quase um alter-ego. Walter explorou à exaustão a sua força enigmática.
Lilian, a esfinge. Singular e infinita.


Verbete Canal Brasil: Lilian Lemmertz

Lilian Lemmertz no cinema

- `Corpo Ardente` (1966), de Walter Hugo Khouri;
- `As Cariocas’ (1966), de Walter Hugo Khouri, Fernando de Barros e Roberto Santos;
- `Matou a Família e foi ao Cinema’ (1967), de Júlio Bressane;
- `As Amorosas` (1968), de Walter Hugo Khouri;
- `Copacabana, Mon Amour´ (1970), de Rogério Saganzerla;
- `Barão Olavo, O Horrível` (1970), de Júlio Bressane;
- `Elas’ (1970), de José Roberto Noronha;
- ´Cordélia, Cordélia` (1971), de Rodolfo Nanni;
- `As Deusas` (1972), de Walter Hugo Khouri;
- `O Último Êxtase’ (1973), de Walter Hugo Khouri;
- `O Anjo da Noite’ (1974), de Walter Hugo Khouri;
- ´Lição de Amor` (1975), de Eduardo Escorel;
- ´O Desejo` (1975), de Walter Hugo Khouri;
- `Aleluia Gretchen` (1976), de Sílvio Back;
- `Paixão e Sombras’ (1977), de Walter Hugo Khouri;
- `Os Amantes da Chuva`(1979), de Roberto Santos;
- `Eros, o Deus do Amor` (1982), de Walter Hugo Khouri;
- `Tensão no Rio’ (1982), de Gustavo Dhal;
- `Janete’ (1983), de Chico Botelho;
- `Patriamada` (1984), de Tizuka Yamazaki.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Memória renovada

O CPCB – Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, entidade coordenada por Carlos e Myrna Brandão e responsável pela restauração de tesouros da cinematografia nacional apresenta no FAM 2008 a cópia turbinada de O Homem que Virou Suco (1981), de João Batista de Andrade. Enquanto não chega o momento de (re)ver a emocionante saga do nordestino Deraldo pela metrópole paulista vale a pena conhecer um pouco mais sobre outras preciosidades da cultura brasileira que ganharam vida nova em restaurações guiadas pelo CPCB.

Duas obras do ciclo das chanchadas foram alvos das primeiras restaurações: Aviso aos Navegantes (chanchada clássica de 1950 com Oscarito e Grande Otelo) e O Carnaval no Fogo (1949), ambas dirigidas por Watson Macedo. Essas obras são as mais legítimas representantes desse estilo musical e carnavalesco, de humor ingênuo e burlesco, que se tornou um gênero notadamente brasileiro. Ambas revelam de maneira exemplar a gramática característica dessa estética.





Oscarito e Eliana filosofam sobre o amor em Aviso aos Navegantes (1950) e, logo abaixo, o mitológico duelo cômico em que Oscarito e Grande Otelo interpretam Romeu e Julieta em O Carnaval no Fogo (1949)

Depois veio a restauração de Tudo Azul, filme de Moacyr Fenelon de 1952 que experimenta uma estética desenvolvida a partir da chanchada, mas relida no que se poderia chamar musical dramático, novidade na cinematografia brasileira da época. A importância histórica vai além da linguagem: o roteiro retrata o ciclo da cana-de-açúcar, o fim dos engenhos com a chegada das usinas e o drama da escravidão tardia nesse contexto.

Outro título restaurado de imensa importância histórica é O País de São Saruê, documentário de 1971 dirigido por Vladimir Carvalho na região do Polígono da Seca (entre a Paraíba, Pernambuco e Ceará). Trata-se de um filme denso e realista que aprofunda a relação entre o homem e a terra e evidencia o sofrimento do sertanejo na luta pela sobrevivência num Brasil árido e violento, até então pouco documentado. O filme de Carvalho só foi liberado pela Censura oito anos após sua finalização, em 1979.


O Brasil árido retratado em O País de São Saruê (1971)

Agora chegou a hora do público do Florianópolis Audiovisual Mercosul 2008 conferir a cópia revigorada de O Homem Que Virou Suco, o mais novo resultado do trabalho de Carlos e Myrna Brandão frente ao CPCB.

Exibição da cópia restaurada de O Homem Que Virou Suco (1981)

De João Batista de Andrade

Dia 07/06 – 10:00h – Cinema do CIC.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

A FINLÂNDIA É LOGO ALI

Uma das novidades mais esperadas do FAM 2008 é a Mostra de Filmes Finlandeses, que reunirá 10 obras representativas da recente produção cinematográfica daquele país e seus respectivos realizadores.

O objetivo dessa mostra é ampliar ainda mais as fronteiras do Florianópolis Audiovisual Mercosul, estabelecendo comunicação efetiva com outras cinematografias não latinas, mas que também se desenvolvem fora do eixo hegemônico da produção cinematográfica mundial. É o FAM aproximando através do cinema povos e culturas aparentemente distantes.

Sabendo que em tempos de internet as distâncias são ilusórias, o blog do FAM apresenta, antes de falar dos filmes, algumas informações básicas sobre a Finlândia, para que possamos receber os nossos colegas nórdicos e suas obras com aquele jeitão amigável e caloroso, tipicamente brasileiro.

Por exemplo, é interessante saber que:

- A Finlândia é um país europeu escandinavo. Limita-se ao norte com a Noruega, ao leste com a Rússia, ao sul com o Golfo da Finlândia. Do outro lado se encontra a Estônia e o Mar Báltico, e a oeste o Golfo de Bótnia e a Suécia. Sua capital é Helsinque, com 559 000 habitantes.

A Finlândia: no mapa do cinema mundial.

- A Finlândia tem uma população de mais de cinco milhões de habitantes espalhados por mais de 337 000 km2. O país foi classificado como 13º melhor país no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU.

- A Finlândia é um país com milhares de lagos e ilhas. Um destes lagos, o Saimaa, é o 5º maior lago da Europa. As florestas boreais finlandesas são célebres pela beleza.

Paisagens cinematográficas

- A Finlândia é um dos poucos países do mundo que ainda crescem em área: devido ao levantamento isostático da Escandinávia, que ocorre desde a última glaciação, a superfície do país cresce cerca de 7 km² por ano.

- O clima da Finlândia meridional é temperado. Na Finlândia do Norte, e em especial na província da Lapônia, domina um clima sub-ártico, caracterizado por invernos frios e ocasionalmente severos e verões relativamente amenos.

- Por falar em Lapônia, é nessa região da Finlândia que vive o Papai Noel.

Papai Noel despacha em seu escritório na Lapônia.

- Na Finlândia ocorre o fenômeno conhecido como O Sol da Meia-Noite. Em algumas regiões o Sol não se põe durante 73 dias no verão e não nasce durante 51 dias no inverno. A Aurora Boreal é outro belíssimo fenômeno natural que pode ocorrer na Finlândia.

Efeitos especiais sob o céu finlandês.

- Há duas línguas oficiais na Finlândia: Finlandês, falado por 92% da população como língua materna e Sueco, falado por 5,5% dos habitantes.

- A Finlândia possui uma economia de mercado altamente industrializada, com produção per capita maior que a do Reino Unido, França, Alemanha e Itália. O padrão de vida finlandês é elevado. O setor de telecomunicações é avançado com destaque para a Nokia.

Helsinque: história e modernidade.

- A TV na Finlândia é 100% digital, a transmissão analógica já foi extinta.

- O piloto de F1 Mika Häkkinen é finlandês.

Häkkinen: o Senna deles.

- Finlandeses adoram sauna. É uma tradição antiga e espécie de mania nacional.

- A música da Finlândia tem influências nitidamente escandinavas e o compositor erudito finlandês mais conhecido mundialmente é Jean Sibelius. Mas a juventude curte mesmo é Metal. O symphonic metal (um estilo que mistura heavy metal com orquestra sinfônica) é muito popular, assim como estilos eletrônicos com o Techno e o Trance. No player do blog você pode escutar uma seleção de bandas famosas na Finlândia. Ah! E para evitar gafes: a pop star Björk não é finlandesa, é islandesa.

Veja mais em:

Visite a Finlândia: site sobre turismo na Finlândia com versão em Português.

Um vídeo no youtube com fotografias da bela Finlândia e trilha de Sibelius.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Começa a contagem regressiva para o FAM 2008!

De 06 a 13 de junho o palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, em Floripa, vai transformar-se na gigantesca sala de cinema que há 12 anos revela aos espectadores a arte cinematográfica dos países do Mercosul.

O FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul 2008 promete beleza, encantamento, discussão e diálogo sobre o cinema produzido por brasileiros e por seus "hermanos" latinos.

Chega de Saudade, de Laís Bodanski, na Mostra de Longas Mercosul

Mais de 100 produções locais, nacionais e dos países do Mercosul vão compor as mostras competitivas de Curtas, Vídeos e Infanto-Juvenil, além das obras convidadas para as sessões de Longas-Metragens e Extra-FAM..

Saliva, de Esmir Filho, destaque na Mostra de Curtas

Ampliando olhares além das fronteiras da América, a Mostra de Filmes da Finlândia é a surpreendente novidade da edição desse ano e contará com a presença de 10 realizadores finlandeses que mostrarão e discutirão as obras produzidas no frio de sua terra natal para o público da ensolarada Florianópolis.

O Homem Pelicano, cinema finlandês no FAM

O Fórum Audiovisual Mercosul, braço estratégico que é a cara do FAM reúne autoridades para o debate sobre o desenvolvimento da produção audiovisual e a constituição de políticas para o setor.

Silvio Da-Rin, Secretário do Audiovisual, estará no Fórum

Presenças confirmadas, a atriz Júlia Lemmertz e o cineasta Roberto Farias, recebem homenagens pelo importante conjunto de suas obras no panorama do cinema brasileiro. Além de uma reverência especial à saudosa diretora e produtora catarinense Ieda Beck.

A diva Julia Lemmertz é presença confirmada

Aqui no blog do FAM 2008 você poderá acompanhar a programação, os bastidores, detalhes e curiosidades das produções em cartaz. No site do FAM 2008 você encontrará matérias especiais e entrevistas completas.

Bem vindos ao FAM 2008 e tenham todos ótimas sessões!