Corpo, de Rossana Foglia e Rubens Rewald
Às 14h a Mostra Extra-FAM exibe dois documentários no cinema do CIC:
Corpo, de Rossana Foglia e Rubens Rewald
O mais interessante nesse filme foi o processo criativo, resgatar as revistas chiclete com banana que ele publicava nos anos 80, recuperar os sons que ele curtia, as músicas, eu peguei discos na casa dele pro cenário do filme, nos discutimos bastante desde o figurino, e ate os desenhos que tem no cenário ele foi no cenário e deu uns rabiscos no set, foi um prazer imenso estar colado com o Angeli nesse processo.
Francisco Garcia
Leia e entrevista completa no site do FAM 2008.Duas obras produzidas em Santa catarina são destaques nas Mostras de hoje no FAM 2008.
Na mostra de Vídeos Mercosul a animação de Yannet Briggiler, Vim Dizer Que Estou Indo, se inspira no conto de Cortázar El aplastamiento de las gotas. O filme foi recentemente premiado no Festival Internacional de Filmes Curtíssimos e esteve por bastante tempo na página inicial do Youtube Brasil, onde já alcançou mais 25 mil acessos.
Não pode vir ao CIC? Assista a animação de Yannet Briggiler pelo Youtube.
Na Mostra de Curtas Mercosul o único representante catarinense dos curtas 35mm no FAM desse ano. Desilusão, de Bob Barbosa e Marco Stroisch, se inspira livremento no argumento de O Preça da Ilusão, o mítico primeiro longa catarinense.
DUAS OU TRES PALAVRAS SOBRE LILIAN
por Carlos Reichenbach
Intensa e perficiente.
Estes talvez sejam os adjetivos mais precisos que definem a presença de Lilian Lemmertz nos filmes brasileiros.
Se filmes como "As Deusas" e "O Desejo", de Walter Hugo Khouri, "Lição de Amor", de Eduardo Escorel e "Cordélia, Cordélia", de Rodolfo Nanni nos impregnaram a memória para o resto da vida, isso muito se deve à ânima emprestada por esta atriz e persona ímpar.
Poucas foram as atrizes do mundo (e da história) que souberam interpretar essencialmente com os olhos. Qualquer close de Lilian Lemmetz em "As Deusas" diz mais que mil páginas de diálogos.
De Walter Hugo Khouri ela foi mais que atriz-personagem; foi a cúmplice perfeita, quase um alter-ego. Walter explorou à exaustão a sua força enigmática.
Lilian, a esfinge. Singular e infinita.
Verbete Canal Brasil: Lilian Lemmertz
Lilian Lemmertz no cinema
O objetivo dessa mostra é ampliar ainda mais as fronteiras do Florianópolis Audiovisual Mercosul, estabelecendo comunicação efetiva com outras cinematografias não latinas, mas que também se desenvolvem fora do eixo hegemônico da produção cinematográfica mundial. É o FAM aproximando através do cinema povos e culturas aparentemente distantes.
Sabendo que em tempos de internet as distâncias são ilusórias, o blog do FAM apresenta, antes de falar dos filmes, algumas informações básicas sobre a Finlândia, para que possamos receber os nossos colegas nórdicos e suas obras com aquele jeitão amigável e caloroso, tipicamente brasileiro.
Por exemplo, é interessante saber que:
A Finlândia: no mapa do cinema mundial.
- A Finlândia tem uma população de mais de cinco milhões de habitantes espalhados por mais de 337 000 km2. O país foi classificado como 13º melhor país no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU.
- A Finlândia é um país com milhares de lagos e ilhas. Um destes lagos, o Saimaa, é o 5º maior lago da Europa. As florestas boreais finlandesas são célebres pela beleza.
Paisagens cinematográficas
- A Finlândia é um dos poucos países do mundo que ainda crescem em área: devido ao levantamento isostático da Escandinávia, que ocorre desde a última glaciação, a superfície do país cresce cerca de 7 km² por ano.
- O clima da Finlândia meridional é temperado. Na Finlândia do Norte, e em especial na província da Lapônia, domina um clima sub-ártico, caracterizado por invernos frios e ocasionalmente severos e verões relativamente amenos.
- Por falar em Lapônia, é nessa região da Finlândia que vive o Papai Noel.
Papai Noel despacha em seu escritório na Lapônia.
- Na Finlândia ocorre o fenômeno conhecido como O Sol da Meia-Noite. Em algumas regiões o Sol não se põe durante 73 dias no verão e não nasce durante 51 dias no inverno. A Aurora Boreal é outro belíssimo fenômeno natural que pode ocorrer na Finlândia.
Efeitos especiais sob o céu finlandês.
- Há duas línguas oficiais na Finlândia: Finlandês, falado por 92% da população como língua materna e Sueco, falado por 5,5% dos habitantes.
- A Finlândia possui uma economia de mercado altamente industrializada, com produção per capita maior que a do Reino Unido, França, Alemanha e Itália. O padrão de vida finlandês é elevado. O setor de telecomunicações é avançado com destaque para a Nokia.
Helsinque: história e modernidade.
- A TV na Finlândia é 100% digital, a transmissão analógica já foi extinta.
- O piloto de F1 Mika Häkkinen é finlandês.
Häkkinen: o Senna deles.
- Finlandeses adoram sauna. É uma tradição antiga e espécie de mania nacional.
- A música da Finlândia tem influências nitidamente escandinavas e o compositor erudito finlandês mais conhecido mundialmente é Jean Sibelius. Mas a juventude curte mesmo é Metal. O symphonic metal (um estilo que mistura heavy metal com orquestra sinfônica) é muito popular, assim como estilos eletrônicos com o Techno e o Trance. No player do blog você pode escutar uma seleção de bandas famosas na Finlândia. Ah! E para evitar gafes: a pop star Björk não é finlandesa, é islandesa.
Veja mais em:
Visite a Finlândia: site sobre turismo na Finlândia com versão em Português.
Um vídeo no youtube com fotografias da bela Finlândia e trilha de Sibelius.